Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.

Causas
Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.



Consequências



Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre é patológica.
Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.

Tratamento

Por vezes usa-se a psicoterapia para dar uma ajuda nesta situação assim como a prática de exercícios relaxantes como o yoga, tai-chi e outros exercícios físicos por forma a libertarem o stress e a descontraírem a pessoa.

No entanto há que fazer um outro género de trabalho para que se localizem as causas por detrás da ansiedade e para que dessa forma se consigam trabalhar e eliminar as causas da ansiedade.
A ansiedade é uma característica das personalidades ansiosas e como tal a ansiedade tem muito a ver com a personalidade da pessoa que como se sabe é herdada e criada ao longo da vida.
Perdas de pessoas queridas podem muitas das vezes agravar este estado tal como outras situações stressantes vividas ao longo da vida.
A ansiedade é muitas das vezes herdada da família e há que fazer um trabalho familiar e um trabalho que faça um outro tipo de abordagem daquele que normalmente se faz.
Há que mudar a maneira de ver e de sentir da pessoa e para isso tem de se levar a pessoa a ver e a resolver situações que a afectam a nível inconsciente e sem ela se dar conta.
Há que ir ás causas e resolvê-las e isso hoje pode-se fazer de uma forma muito mais rápida quando se sabe o que procurar e como conduzir a pessoa a libertar aquilo que a afecta.
Isto por si só não chega e muitas das vezes há que fazer uma desmemorização das tensões e emoções que foram sendo acumuladas ao longo da vida no corpo e nos tecidos e que agravam todo o estado de ansiedade.
Em muitos casos também é frequente existirem situações físicas no corpo que estão na base da ansiedade e que precisam de ser corrigidas e eliminadas para que a ansiedade se consiga vencer e ultrapassar.

No fundo, há que perceber quais as causas por detrás da ansiedade e saber como corrigi-las para que a pessoa passe a viver a sua vida da maneira que ela merece ser vivida.



E dificil controla nossa ansiedade, hoje no mundo tudo temos que ter paciência e esperar. O grande problema e a palavra esperar.Pessoas sofrem por ter que esperar por dias horas ou anos que acaba tendo a paranoia da ansiedade.

"Pois viva a vida numa boa "